8 de setembro de 2013

Risoto de Camarão

Postado por Raiza Ferreira às 7:55 AM
*foto feia, agora que percebi

Porque quando se tem visita em casa, oferecemos o que há de melhor!

*para 5 pessoas que comem bem

Ingredientes:

300 g de camarão (tamanho médio /sem a casca)
1 1/2 xíc. de arroz arbóreo (próprio para risoto)
1 cebola grande
1/2 tomate grande
1/2 pimentão médio
1/3 de xíc. de coentro picado
3 dentes de alho
400 ml de vinho branco
suco de 1/2 limão
4 cl (sopa) de queijo cremoso
azeite
manteiga
pimenta do reino e sal a gosto

Como Faz:

1° Cozinhe as cascas do camarão em 600 ml de água mais 1cl. café de sal. Deixe ferver bastante (+ - 8 min.) desligue o fogo e reserve (não deixe esfriar).
*Para os que comprarem camarão congelado ou já limpos, podem fazer o caldo com 2 tabletes de caldo de camarão ou o de legumes (preferência para o de camarão) dissolvido em 600 ml de água fervente.

2° Tempere os camarões (após descascado, lavar em água corrente e espere escorrer o excesso de água) com sal a gosto, 2 dentes de alho e pimenta do reino.

3° Corte em pequenos cubos os tomates, o pimentão e metade da cebola e reserve.

4° Em uma panela coloque os temperos cortados em cubos com mais 300 ml de água, espere ferver e deixe por mais 5 min. Após fervura, acrescente os camarões já limpos e temperado e o coentro picado.

5° Assim que os camarões começarem a mudar de cor (após + - 5 min. de fervura) acrescente o suco do limão, deixe por mais 5 min. experimente o sal, desligue o fogo e reserve.
* pode-se acrescentar 1 cl. (café) de açafrão

6° Na panela (estilo frigideira), coloque a outra metade da cebola ralada mais o dente de alho picado, refogue com 3 cl. (sopa) de azeite e uma de manteiga. Quando as cebolas começarem a ficar transparentes, acrescente o arroz.

Agora você não pode deixar de mexer e intercalar entre o vinho, o caldo da cabeça de camarão e o caldo com os temperos na qual o camarão foi cozido.

7° Após refogar o arroz, acrescente 2 conchas do caldo da cabeça de camarão, assim que começar a secar, acrescente um pouco do vinho (+ - 60 ml), quando começar a secar novamente acrescente o caldo com os temperos e assim sucessivamente.
*importante ir sempre experimentando para saber se o arroz já esta quase cozido e também provar o sal /  NÃO deve colocar todo o caldo de vez, vá com calma.

8° Quando o arroz estiver quase cozido (al dente) acrescente os camarões e 1 colher (sopa) generosa de queijo cremoso. Continue o processo até que o arroz esteja cozido (ou do seu gosto).
*o queijo cremoso pode ser substituído por 100 ml de leite de coco

9° Para finalizar, acrescente 1/2 colher de manteiga para dar brilho.

*caso não tenha como fazer o caldo com as cascas de camarão, dissolva 1 tablete de caldo de camarão e se mesmo assim não encontrar faz com o de legumes.

0 comentários:

 

Morando sozinho? e agora, o que vai fazer para comer? Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review