22 de dezembro de 2011

Rabanadas ou Fatia de Parida (segue receita frita e de forno)

Postado por Raiza Ferreira às 11:28 AM

Tirando o Chester, a Farofa entre outras receitinhas natalinas, a rabanada é uma das mais tradicionais em todo o Brasil (muita gente faz para o café da manhã de Natal (25/12) e outras fazem para compor a Ceia da noite Natalina. Diz minha mãe que minha avó chamava de Fatia de Parida mais o porque desse nome, não sei.

Ingredientes:

Pães dormidos (uns 4)
3 ovos
2 1/2 xíc. de leite
1/2 xíc. de leite condensado
óleo quanto baste
açúcar e canela - para "empanar"

Como Faz:

 - Frita:
1° Passo: Corte os pães em fatias grossas com a espessura de um dedo mais ou menos.

2° Passo: Em uma vasilha, misture o leite e o leite condensado. Reserve. Em outra vasilha, coloque os ovos, bata ligeiramente com o garfo e reserve.

3° Passo: Coloque o óleo (quantidade suficiente para que cubra metade das fatias) em uma frigideira, deixe que o óleo fique bem quente.

4° Passo: Passe uma fatia por vez na mistura do leite com o leite condensado (tem que ser rápido para que ela não fique muito encharcada). Feito isso, passe as fatias rapidamente no ovo batido e leve para fritar no óleo já quente até que fique douradinho (faça nos dois lados).

5° Passo: Deixe as fatias já fritas escorrerem no papel absorvente e para finalizar, passe no açúcar já misturado com a canela. Bom Apetite e Feliz Natal :DDD

- De Forno:

Faça o mesmo processo (inclusive passar o açúcar com canela), coloque em uma assadeira untada com um pouco de óleo e leve ao forno em temperatura alta.
*preste atenção, porque caramela rápido + - 15 min. (depende de cada forno), passado esse tempo, vire o lado e deixe por mais 10 min.
* se quiser que fiquem bem coradas, antes de levar ao forno, passe um pouco de manteiga por cima delas.
*tem gente que passa o açúcar misturado na canela após levar ao forno.

Dicas:

*
A depender da cidade, você pode encontrar um pão próprio para se fazer rabanada;
** Pode comer ela pura, como incrementar com geleias, doce de leite, brigadeiro e tornar elas uma sobremesa mais encorpada.
***ah sim, pode fazer com fatias de panetone (nunca fiz mas dizem que fica bom).

0 comentários:

 

Morando sozinho? e agora, o que vai fazer para comer? Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review